Estas palavras foram pronunciadas pelo meu pai, no dia 22 de maio de 1978, por ocasião do sepultamento de minha avó, Conceição Piancó.
Nelas podeos observar o quanto era ligado à família, expressando claramente, o desejo de ver todos os seus membros sempre unidos:
Na hora do seu sepultamento, o Professor Benone Lopes fêz a saudação em nome da família e o nosso pai não suportando deixá-la partir sem suas palavras de agradecimento, pelo que ela representou para toda família, fêz o seguinte discurso:
Neste 22 de maio, encerraste a tua luta.
A luta de setenta e sete anos de vida e de cinquenta e seis anos de consolidação de uma família.
Que tanto prazer nos deste! Foste boa até a última hora e por isto não quero me separar.
Quero te deixar aqui como a continuação desta família que se constituiu em mil novecentos e vinte e um.
Tiveste uma vida exemplar, como mãe. Soubeste criar teus filhos e por isso quero te dizer, que podes partir confiante que os teus ensinamentos, eu hei de cumprir até o final da minha vida.
Tenho certeza, de que todas as tuas palavras, em que nos ensinavas a sermos unidos, continuará até o fim de nossa geração.
Quero, ainda, que isso se estenda além dos meus irmãos, a meus filhos e a meus netos, enfim a toda essa família que pertenceu a esta mulher, que ora se dá a sepultura.
Podes partir confiante, que em tudo tu cumpriste a tua missão. Soubeste tudo fazer e o mais precioso, foi saber criar uma família unida, capaz de lutar, tudo investindo em favor da união, que se Deus quiser, não se acabará mais nunca.
Como não é mais possível continuar, quero apenas agradecer às pessoas que até aqui acompanharam minha mãe, que hoje se despede dessa comunidade.
Antônio Piancó Sobrinho