Através de um projeto da Vereadora Beatriz de Aquino, a Câmara Municipal de Rio Formoso me concedeu no dia 30 de dezembro de 1997, o Título de Cidadã Rioformosence, quando na oportunidade fiz o seguinte pronunciamento:
Exmo. Sr. Presidente desta Casa
Exmo. Sr.Prefeito do Município
Nobres Vereadores
Senhoras e Senhores aqui presentes
Caros irmãos conterrâneos do meu querido Rio Formoso
Momentos como este, em que nos bate forte a emoção, as palavras parecem fugir da nossa memória.
Gostaria, no entanto, nesta noite em que se encontra em festa o meu coração de entoar um belo canto de louvor a esta heróica terra e conseguir traduzir o meu orgulho e a minha alegria por me tornar sua filha.
Durante os quatro anos que desfrutei de sua hospitalidade, além do seu verde, do seu mar e outras paisagens belas, aprendi a amar Rio Formoso de uma maneira muito especial.
Recebi da Administração Hildo e Graça Hacker, a confiança de desenvolver o meu trabalho na Secretaria Municipal de Educação e, dia-à-dia, hora à hora, pude constatar nessas pessoas o amor e a dedicação com que trabalhavam e buscavam melhorias para este município.
Presenciei também as frequentes visitas à Secretaria de Educação da Vereadora Beatriz de Aquino, nossa querida Bia, onde sentamos à mesa, tantas vezes, para discutir, analisar e tentar melhorar a educação do Rio Formoso.
Foi através dessas pessoas que o meu coração se abria cada vez mais e já não sentia Rio Formoso só delas, mas meu também. Seus problemas passaram a ser os meus, suas glórias significavam orgulho para mim e quando me dei conta, estava inteiramente ligada a esta terra e a sua gente.
Aqui encontrei pessoas maravilhosas, que me apoiaram e me dedicaram hospitalidade e calor humano. As Amizades verdadeiras e valiosas levei junto à minha bagagem e lá no meu Sertão, fazem parte das minhas lembranças e da minha saudade ao relembrar os bons tempos aqui vividos.
Quero, neste momento, agradecer a confiança e a credibilidade no meu trabalho, que recebi dos meus amigos.
Quero, também, agradecer a amiga e Vereadora Bia, autora do Projeto que me concede este título e aos obres Vereadores que acataram por unanimidade este voto, tornando-me irmã conterrânea dos filhos de Rio Formosos.
Quero, enfim, abraçar minha querida terra e firmar a minha felicidade e disponibilidade em servi-la sempre que necessário for, amando-a sempre e jamais abandonando-a.
Obrigada, obrigada por tudo.
Fátima Piancó
Rio Formoso, 30 de dezembro de 1977